Diplomatas estrangeiros reagem ao fraco desempenho de Biden no debate

Fonte: CNN | 29/Jun/2024


Print Friendly, PDF & Email

O desempenho fraco do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no debate presidencial da CNN contra o ex-presidente Donald Trump ressoou em todo o mundo, com diplomatas estrangeiros expressando choque e preocupação.

“Difícil de assistir” foi como vários diplomatas estrangeiros descreveram o debate de quinta-feira (27) à noite entre Biden e Trump.

O sentimento esmagador entre mais de meia dúzia de diplomatas da Europa, Oriente Médio e Ásia com quem a CNN falou foi de que foi “uma noite ruim para Biden”, como disse um diplomata europeu.

“É uma triste realidade que Biden esteja velho e esteja envelhecendo. Nós vimos isso. Tive dificuldades em compreender o que ele dizia e entendo muito bem inglês”, disse um segundo diplomata europeu.

“Trump comeu-o vivo”, disse um diplomata árabe.

“Fiquei em estado de choque. Não pude acreditar no que via”, disse um diplomata asiático sobre o desempenho de Biden.

O fracasso do debate de Biden foi notícia de primeira página em toda a Europa, com jornais de esquerda e de direita criticando o presidente.

Preparação para o potencial retorno de Trump

O desempenho do presidente no debate também agravou as preocupações já expressas sobre as políticas que Trump provavelmente adotaria se vencesse em novembro.

Na quinta-feira, Trump mostrou mais uma vez as suas tendências isolacionistas e a sua visão do mundo cética da Otan. No debate, Trump questionou a continuação do financiamento da guerra da Ucrânia contra a Rússia e afirmou falsamente que os EUA tinham dado mais ajuda à Ucrânia do que todos os outros países europeus juntos.

Trump chegou a falar com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre o seu “sonho” de invadir a Ucrânia. Ele também atacou Biden pela retirada do Afeganistão e argumentou que foi essa a razão pela qual Putin invadiu a Ucrânia em 2022.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Diplomatas estrangeiros reagem ao fraco desempenho de Biden no debate no site CNN Brasil.

Este conteúdo foi originalmente publicado no site “https://www.cnnbrasil.com.br/"
Clique no link para conhecer o site.