Diretor de agência alimentar denuncia EUA de causarem fome na Síria

Fonte: CNN | 29/Jun/2024


Print Friendly, PDF & Email

Uma das causas da crise alimentar na Síria são os Estados Unidos e a força da oposição que apoiou, de acordo com um funcionário do governo sírio.

Numa entrevista à Televisão Central da China (CCTV) em Damasco na quarta-feira, Sami Ghassan Hilel, Diretor Geral do Estabelecimento Público de Grãos do governo sírio, disse que as forças dos EUA e as forças curdas apoiadas pelos EUA ocuparam as principais áreas produtoras de trigo da Síria, o que levou a uma redução anual da produção de trigo de seis milhões de toneladas para 500.000 toneladas na Síria.

Ele disse que a Síria foi forçada a importar trigo após a eclosão da crise síria em 2011, mas antes disso a Síria era um exportador de grãos.

Hilel disse que os centros de compra de cereais do governo receberam quantidades limitadas de trigo durante a época de colheita em curso.

“Recebemos 500 mil toneladas (de trigo colhido). Mas nossa demanda anual é de 2,4 a 2,6 milhões de toneladas”, disse Hilel.

“Antes da guerra civil, a nossa produção anual de trigo era de 5 a 6 milhões de toneladas, o suficiente para satisfazer a necessidade de fazer pão achatado, o nosso alimento básico, e parte do trigo podia até ser exportada para outros países. Mas por causa da guerra e porque as áreas de produção de trigo foram ocupadas e bloqueadas, perdemos a vantagem na produção de trigo”, afirmou.

A presença ilegal dos EUA e as forças curdas ocuparam as férteis terras agrícolas da Síria entre os rios Eufrates e Tigre, que representaram 70 por cento do trigo da Síria em 2011, afetando principalmente as províncias de al-Hasakah, Raqqa e Deir al-Zour.

Embora uma área da província de al-Hasakah esteja sob o governo sírio, os EUA e as forças curdas tomaram medidas para impedir que os agricultores locais vendam cereais ao governo sírio.

“Eles controlam áreas ao redor daquele local. Os veículos que transportam trigo das aldeias e cidades têm que passar pelas áreas controladas para chegar aos nossos centros (de compra de grãos). Eles cortam as estradas, para que esses veículos não possam chegar até nós”, disse um representante do Estabelecimento Público de Grãos do governo sírio na província de al-Hasakah.

Antes da ocupação dos EUA, o governo sírio comprava cerca de 1,5 milhão de toneladas de trigo da província de al-Hasakah todos os anos, mas este ano só conseguiu obter de lá apenas 100.000 toneladas.

“Os obstáculos que enfrentamos na província de al-Hasakah são a ocupação pelos EUA e outras forças, e aqueles que impedem os agricultores de entregar os seus cereais aos centros governamentais. Não é razoável bloquear as estradas. Queremos trabalhar pelos nossos país e fornecer às pessoas pão achatado que é a sua necessidade diária”, disse Abdul Hamid Karko, chefe da União dos Camponeses em al-Hasakah.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Diretor de agência alimentar denuncia EUA de causarem fome na Síria no site CNN Brasil.

Este conteúdo foi originalmente publicado no site “https://www.cnnbrasil.com.br/"
Clique no link para conhecer o site.