Imagem Divulgação

Exposição “35 Séculos de Arte e Cultura” chega às estações Luz, Paulista e Faria Lima do metrô

por Painel Cultural
em 09/ago/2021

Obras de grandes mestres da arte como Marc Chagall, Tarsila do Amaral, Pompeo Batoni, Jean-Baptiste Greuze, entre outros, poderão ser vistas, de agosto a outubro, pelas milhares de pessoas que passam diariamente pelas estações Luz, Paulista e Faria Lima de metrô, respectivamente.

As imagens integram a mostra “35 Séculos de Arte e Cultura”, uma realização da Casa Museu Ema Klabin que chega às estações em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela.

“Serão expostos 20 painéis que apresentam a diversidade da coleção e das atividades da instituição, com imagens acompanhadas de palavras para instigam o público a refletir sobre elas”, explica o curador da exposição, o arquiteto e curador Paulo de Freitas Costa.

Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade, a iniciativa é um incentivo para ampliar o acesso à informação e conhecimento. “Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer às pessoas que circulam pelas nossas estações oportunidades de contato com diversas manifestações artísticas e culturais que existem em São Paulo”, diz.

Caráter panorâmico:

Ema Klabin (1907-1994) formou, ao longo de sua vida, uma grande coleção de caráter panorâmico, indissociável da casa e dos ambientes que construiu e criou para abrigá-la. “A coleção, com suas mais de 1.600 peças, contém exemplares das mais variadas procedências e técnicas, e seu denominador comum – seu fio condutor – é o período da vida de Ema Klabin e o julgamento estético e histórico que norteou suas escolhas, no âmbito de uma cultura feminina”, explica o curador da Casa Museu Ema Klabin, o arquiteto Paulo Costa. Aberta à visitação desde 2007, a Casa Museu Ema Klabin inaugurou um novo tempo para essa coleção e, além de se dedicar ao seu estudo e difusão, opera no tempo presente. Sua essência reside na interação com o público, possibilitada a partir de uma programação cultural que hoje inclui ações educativas, cursos, palestras, oficinas, espetáculos, publicações, exposições temporárias e intervenções de arte contemporânea, disponíveis de forma presencial e online.

Serviço:

“Casa Museu Ema Klabin – 35 Séculos de Arte e Cultura”

  • Estação Luz: de 4 a 31 de agosto
  • Estação Paulista – de 3 a 30 de setembro
  • Estação Faria Lima – de 2 a 31 de outubro

Fonte: LLYC

Informações


Data: 04/08/2021 até 31/10/2021